Teologia

Um amigo meu (o Sérgio) comentava no meu facebook que eu ultimamente só falava de trabalhos, exames, e da escola. Isso fez-me pensar sobre o peso que o estudo da Teologia tem na minha vida e o que esse estudo significa.

O Estudo da teologia não é um fim em si mesmo. Só faz sentido se servir e ajudar a aproximar-me mais de Deus, e, se me ajudar a que eu seja mais capaz de ser instrumento de Deus para os outros.

Isto é, a razão de ser da teologia é Deus, que se revelou plenamente como Deus de amor em Jesus Cristo. E a teologia é precisamente o esforço da nossa parte, com a razão que Deus nos deu, de procurar conhecer um pouco mais esse Deus de amor.

Conhecer a história daqueles que nos precederam, como viveram esta relação com a pessoa de Jesus Cristo (na história da Igreja, ou as reflexões dos Padres da Igreja), ou a história do povo Judeu e a sua relação com Deus e a sua vivência da Aliança do Sinai, ajudam-me a viver melhor hoje esta relação com Jesus Cristo e a consolidá-la e a transformar essa relação numa dádiva de amor para com Deus e os meus irmãos. Sim, estudo teologia porque quero ser padre, quero servir a Deus nesta Igreja (com tudo de bom e de menos bom que ela tem), servido os meus irmãos.

Só assim faz sentido a Teologia. Por amor a Deus, à Igreja e aos meus irmãos.

Anúncios

Um pensamento sobre “Teologia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s