Desabafo …

Não sei porquê, sempre que se fala da Igreja Católica, seja porque motivo for, há-de vir à baila a questão do celibato dos padres.  E quanto mais vejo falar-se sobre isso, mais fico convencido que as pessoas não percebem o que é o celibato, e mais grave, não percebem o que é o padre – aquilo que está na essência do seu ministério.

O padre, não é um “consagrador de hóstias”. Desenganem-se aqueles que julgam isso.  O ministério e a vida do padre vai muita mais além do que isso.

Na ordenação pergunta-se ao padre:

  • Queres exercer sempre o ministério do sacerdócio no grau de presbítero, como zeloso cooperador da Ordem dos Bispos, apascentando a grei do Senhor sob a acção do Espírito Santo?
  • Queres exercer digna e sabiamente o ministério da palavra, na pregação do Evangelho e na exposição da fé católica?
  • Queres celebrar com fé e piedade os mistérios de Cristo, segundo a tradição da Igreja, para louvor de Deus e santificação do povo cristão, principalmente no sacrifício da Eucaristia e no Sacramento da reconciliação?
  • Queres implorar, juntamente connosco, a misericórdia divina para o povo a ti confiado, cumprindo sem desfalecer o mandato de orar?
  • Queres unir-te cada vez mais a Cristo, Sumo Sacerdote, que por nós Se ofereceu ao Pai como vítima santa, e com Ele consagrar-te a Deus para salvação dos homens?
  • Prometes-me a mim, e aos meus sucessores, reverência e obediência?

Aqui está o essencial daquilo que é o ministério do sacerdote.

O celibato, está em ordem a que o padre exerça o seu ministério, mas mais, é sinal do amor de Deus pelo homem, e da entrega que o padre faz da sua vida a Deus e aos irmãos e por isso mesmo é um dom Deus.

A maioria das pessoas, pelo menos nas opiniões que vou vendo, acha que os padres deviam casar. Ora, mas eu não quero casar, não tenho vocação para casar. Isso quer simplesmente dizer que se eu casasse seria infeliz, e mais, faria a mulher que comigo casasse infeliz. Esse não é o meu caminho. Por isso não me obriguem a casar. Não quero. Não tenho nada contra o casamento, mas, não é para mim. Ao longo da minha vida descobri que quero entregar toda a minha vida, repito, toda a minha vida, todo o meu ser a Deus e aos meus irmãos e que é isso que verdadeiramente me faz feliz, que esse é o meu caminho de santidade. Porque é que não poderei sê-lo? Porque é que as pessoas insistem em me querer casar? E pior, porque é que me insultam ao dizerem que sou menos alguma coisa pelo facto de não estar casado?

Estou cansado de ver as pessoas a seguir em modas e não reflectirem sobre aquilo que estão a dizer, é moderno dizer-se que os padres deviam casar. Ninguém vai para padre obrigado. É uma treta, é mentira, quando se diz que a Igreja obriga os padres a serem celibatários. Ninguém se ordena obrigado, aliás, isso é  motivo para declarar inválida a ordenação.  Só vai, só deve ir para padre aquele que descobre que Deus o chama a ser celibatário e a doar a sua vida no ministério sacerdotal. Não é para todos. Por isso mesmo é que lhe chamamos vocação: chamamento. Não é um direito. É um dom de Deus.

Anúncios

Um pensamento sobre “Desabafo …

  1. Pois é Leonel; é verdade e estou inteiramente de acordo com o desabafo.
    Simplesmente aquilo que cada vez mais vou sentindo é que a tolerância, o respeito pela diferença e a aceitação dessa mesma diferença só são apanágio quando é em função dos interesses de alguns.
    Numa sociedade livre e aberta a tolerância e a aceitação das diferenças é para todos.
    Ninguém me pode obrigar a ser aquilo que eu não quero ser. Sou LIVRE de escolher o caminho que melhor que ajuda a ser mais Homem e a ser Feliz, fazendo os outros felizes.
    Um grande abraço deste e sempre amigo
    Padre Paulo Manuel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s