As novas tecnologias

Ultimamente tenho andado, mais do que o costume, à volta das novas tecnologias. Passei a usar o facebook (já tinha conta há muito tempo, mas limitava-me a aceitar os convites) e, devido à Semana dos Seminários até participei numa Catequese Interactiva.

Isto tem-me feito pensar sobre as novas tecnologias e a sua utilidade para a Evangelização. O Papa tem chamado a atenção para a necessidade da presença da Igreja no “mundo virtual”.

Contudo parece-me que há algumas coisas a ter em atenção.

O Cristianismo não é uma teoria, uma filosofia, uma ideia. O Cristianismo é antes, e acima de tudo, uma relação pessoal e íntima com a pessoa de Jesus Cristo. E este facto é essencial. Tudo o resto advém desta relação.

Por isso, a Evangelização, ou a Nova Evangelização, tem de levar as pessoas a estabelecer uma relação pessoal  Jesus Cristo.

Se as novas tecnologias estiverem ao serviço deste objectivo – levar as pessoas a conhecer e estabelecer uma relação com Jesus Cristo, e a cimentar essa relação – então tudo bem, senão serão apenas ruído e distracção.

É certo que o fecebook, os blogs, yotube, a internet … podem servir de primeiro encontro e primeira aproximação, e podem ajudar as pessoas a manter relação e ligação. Contudo é preciso não esquecer: nada substitui a relação pessoal, face a face, com o outro. Muito mais isso é verdade na relação com Jesus Cristo.

As tecnologias são ferramentas interessantes e poderosas, mas não podemos esquecer: o Cristianismo é relação de pessoas com Jesus Cristo e entre si.

Anúncios

Um pensamento sobre “As novas tecnologias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s