Ascensão e Pentecostes

No Domingo passado celebrá-mos a festa da Ascensão do Senhor, e próximo Domingo iremos celebrar a festa do Pentecostes, terminando assim o Tempo da Páscoa.

O mistério da Redenção é um único. Para nossa melhor compreensão, a Igreja na sua infinita sabedoria coloca estes marcos para nos ajudar a melhor perceber esse grande mistério.

O grande dom do Ressuscitado, da Ressurreição é o Espírito Santo. Jesus, terminada a sua missão junto dos homens, volta para o Pai, confiando-nos a nós, seu corpo, a continuação da sua missão. Para isso dá-nos, envia-nos de junto do Pai e Espírito Santo. Ele que nos vivifica, que nos dá forças, que nos ajuda a rezar pois, “não sabemos o que pedir“.

O Espírito Santo tem muitas vezes sido mal tratado. Confundido com espíritos e espiritismos e até esquecido, o Espirito Santo tem sido mal compreendido, e é, para os cristãos, um aspecto da sua fé difícil de explicar e perceber.

Contudo, parece ser cada vez mais importante procurar penetrar no mistério do Espírito Santo.

Podemos encontrar em toda a Bíblia referências ao Espírito Santo. Desde o Antigo Testamento, onde encontramos referências indiretas, até ao Novo Testamento, em que encontramos referência explícita ao Espírito Santo.

É o Espírito que paira sobre as águas na hora da criação, é o Espírito insuflado nas narinas do homem a quando da criação do homem, é o Espírito que desce sobre os Apóstolos e Nossa Senhora no dia de Pentecostes.

O Espírito, podemos dizer que é a alma do mundo. Que sustenta a criação, sem se confundir com ela. É como a água do oceano, que sustenta e dá vida a tudo o que dentro dela existe, mas não se confunde nem é o que nela existe.

E nós que fomos batizados, recebemos de maneira muito especial a força deste Espírito, que nos fala no mais íntimo da nossa consciência (Gaudium et Spes, 16), e se deixarmos (sim porque contra a nossa liberdade nada faz) conduz-nos até à felicidade plena junto do Pai.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s