Apresentação do Senhor

«Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor.» Lc 2, 22

Jesus é Judeu. Como tal, Ele e a sua família cumprem a Lei. Por isso, quando chegou a altura, os pais de Jesus o levam ao Templo. Cumprem todos os rituais devidos.

O ritual da apresentação ao Senhor, consistia em resgatar o primogénito ao Senhor. Isto é. Por direito, os primogénitos são pertença de Deus. Por isso eram levados ao templo para se entregarem ao Senhor. Contudo fazia-se o resgate, isto é, oferecia-se algo a Deus (o que estava prescrito na Lei) e trazia-se de novo o filho, que embora consagrado (pertença) a Deus, ficaria à guarda dos pais.

É interessante ver este ritual em Jesus. Os pais de Jesus vão ao templo entregar a Deus Jesus, que é Filho de Deus. E Deus, permite que os pais O tragam de volta para casa (para o meio dos homens).

Jesus, ao ser apresentado ao Pai, é toda a humanidade que é apresentada ao Pai. Ele resume em si a humanidade inteira.

Deus Pai, ao deixar que Jesus fique no meio dos homens, dá a Divindade aos homens. Deus fica, permanece no meio dos homens. Jesus é seu Filho, é Deus com Ele, contudo, fica no meio dos homens, para os conduzir até Si.

Esse caminho terminará na Cruz, onde Jesus se dá por inteiro pelos homens ao Pai, e pelo Pai aos homens. Jesus ama quer o seu Pai quer os homens. E em si une as duas realidades, aproxima-as. Jesus quer dar-se a ambos, para que se possam aproximar: o Pai que ama a sua criação, e o homem, que busca o seu criador.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s